Cuidados da mãe no pós parto

Sinto que muitas vezes a mãe é completamente negligenciada e o foco está puramente, no Bebé. Vou deixar algumas dicas que podem adoptar no pós parto imediato e fará toda a diferença na recuperação.

Desde o meu primeiro parto que percebo que em cada parto, nasce um bebé e uma mãe. O que quero dizer com isto? Que o bebé vai ter enormes desafios a adaptar-se ao ambiente extrauterino, tal como a sua mãe terá, a uma alteração repentina e violenta no seu corpo e na sua vida após o parto., que pode ter impacto a longo prazo.

É preciso cuidado e suporte para que o corpo da mãe recupere o melhor possível, para poder ter saúde e cuidar do seu bebé.

🤱Contrações pavimento pélvico (kegel)de baixa intensidade: podem iniciar logo no Recobro, são importantes para prevenir a incontinência urinária, dores pélvicas, prolapsos…

🤱Massagem da cicatriz (cesariana ou episiotomia/laceração): raramente é referido como um cuidado no pós parto, mas deve ser realizada para que os tecidos cortados cicatrizem mantendo a mobilidade, sensibilidade e Função normais.

🤱Evitar pegar em pesos: sei que é quase impossível, mas tem de escolher bem os esforços que realizem com risco de provocar hérnias, prolapsos pélvicos, ruptura de pontos (cesariana).

🤱Contracção do músculo abdominal transverso: de baixa intensidade. Vai ajudar a recuperar a força postural e a reorganizar os órgãos abdominais e pélvicos, melhorar a cicatrização (cesariana).

🤱Respiração diafragmatica: reeduca a respiração que está alterada pela gravidez, aumenta a vascularização abdominal e melhora a cicatrização (cesariana).

🤱Exercícios de baixo impacto: caminhada, agachamento, Alongamentos membros superiores e inferiores.

Se não souberes como executar algum destes exercícios procura ajuda de um Fisioterapeuta especializado em pós parto.

Mamã a mamã mudamos o mundo de amanhã

Deixe uma resposta